VOCÊ SABIA?

Márcio Barbosa Vasconcelos foi o mais novo prefeito eleito por São Simão. Ele tinha 30 anos quando foi empossado no cargo, dia 01/01/2013.

Os prefeitos Júlio Bernardes de Oliveira e Antônio Eustáquio da Silveira faleceram no exercício do cargo. Vítima de um infarto fulminante, Júlio Bernardes faleceu no dia 16 de maio de 1972, restando mais de 2 anos para concluir o seu mandato. Antônio Eustáquio, eleito prefeito para o mandato de 1997/2000, faleceu vítima de um infarto fulminante, seu curto mandato, de apenas 155 dias, se encerraria dia 04 de junho de 1997.

 

Salvador José Jacinto de Souza, ao ser eleito para o mandato de 1973/1977, foi o último prefeito do antigo Canal de São Simão e o primeiro prefeito da nova São Simão. Seu mandato coincidiu com a transição da velha cidade, que foi submergida pelas águas do lago formado pela construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, para a nova cidade.

 

Silvia Alves de Matos, eleita vereadora na legislatura de 1997/2000, e presidente para o biênio 1997/1998, até a presente data, foi a primeira e única mulher a assumir a cadeira de prefeita de São Simão.

 

Três prefeitos passaram por um processo de impeachment; Ladislau Alves de Souza, que seria condenado com perda do mandato, José Cardoso dos Santos Filho e Francisco de Assis Peixoto, com ambos sendo absolvidos.

 

Renunciaram ao cargo e ao mandato o prefeito Célio Leão Borges, o seu vice-prefeito Ivo Luiz de Freitas, e o vice-prefeito Adelsso dos Santos Nogueira que, havia sido empossado como prefeito.

 

Sofreram afastamento ou impedimento Ladislau Alves de Souza, Waldemes Ferreira de Castro, José Cardoso dos Santos Filho, Márcio Barbosa Vasconcelos, Francisco de Assis Peixoto e Fábio Capanema de Souza

 

Na condição de vice-prefeito, Adelsso dos Santos Nogueira foi quem mais vezes assumiu interinamente a prefeitura de São Simão, totalizando quatro vezes.

 

Francisco de Assis Peixoto, eleito para três mandatos (2005/2008, 2009/2012 e 2021/2024), até a presente data, é quem mais vezes chegou ao poder como prefeito.

 

Ao longo desses anos, nove lideranças, entre vice-prefeitos e vereadores, assumiram interinamente o comando do poder executivo municipal. São eles; Waldemes Ferreira de Castro, José Macedo de Lacerda, Claudio Luiz da Silva, Silvia Alves de Matos, Adelsso dos Santos Nogueira, Leopoldo Rodrigues Pereira, Fábio Capanema de Souza, Lucas Barbosa Vasconcelos e Ailton Lopes Araujo.

 

A família Barbosa Vasconcelos Castro, desde a década de 50, mantém sua presença e participação ativa na política municipal, de geração em geração, seja está no Executivo ou no Legislativo. De acordo com os fatos registrados, nos livros de ata e de termo de posse, foi com Aniceto Ferreira de Castro, vereador pelo distrito de Mateira, na década de 50, que essa tradição se iniciou. Em seguida veio Waldemes Ferreira de Castro, ocupando as funções de vereador, presidente da Câmara Municipal e de ex-prefeito interino, no antigo Canal de São Simão, décadas de 60 e 70. José Carlos de Vasconcelos Castro, veio logo após, eleito vereador e presidente da Casa de Leis, na década de 80. Waguines Júlio de Castro, eleito vereador na década de 80. José Márcio de Vasconcelos Castro, o Marcinho, foi vice-prefeito e prefeito eleito em dois mandatos, na década de 90 e anos 2000. Márcio Barbosa Vasconcelos, prefeito eleito nos anos 2000. Lucas Barbosa Vasconcelos, eleito vereador e presidente da Casa Legislativa, também nos anos 2000.

 

Apenas três Sãosimoenses, José Márcio de Vasconcelos Castro e Wilber Floriano Ferreira, nascidos no antigo Canal, e Ailton Lopes de Araujo, nascido na nova São Simão, até a presente data, são os “filhos de São Simão” a governar o Município.